fbpx

Relaxar na piscina | Queres tirar proveito máximo da tua piscina e ainda aproveitar para restabelecer energias, relaxar e trabalhar a tua saúde física? Aqui tens 7 exercícios que te vão ajudar. Refrescar nos dias de calor ou passar o tempo a brincar com crianças na água são formas mais comuns de aproveitar uma piscina. Além disso, pode ser uma boa maneira de se manter em forma e saudável.

Os exercícios em questão são práticos e ajudam-te a relaxar e cuidar da saúde do teu corpo. Confere estas sugestões e tira o máximo proveito da piscina que tens em casa. Podes montar uma sequência para te exercitares com todas as opções que daremos, ou então, escolher o exercício que mais gostares para praticar diariamente.

 

1) Alongamentos

Em pé, puxe o pé direito para trás em direção aos glúteos, segurando-o por alguns segundos. Repete com o pé esquerdo.
 Levanta o joelho direito e puxa-o para perto do peito, o mais alto que conseguires. Mantém a posição por alguns segundos e baixa devagar. Faz o mesmo com o outro joelho.
Estende as mãos para a frente e entrelaça-as, com os braços bem esticados. Curva-te lentamente para a frente, aguarda uns segundos e volta à posição.
 Coloque os braços para trás, entrelaçando as mãos e estica bem o peito. Espera alguns segundos e volta.
Levanta bem os braços para cima da cabeça, entrelaça as mãos e inclina o corpo para o lado direito por alguns segundos. Faz o mesmo com o lado esquerdo.
Estica cada braço, segurando o cotovelo com a outra mão. Faz isto com o braço na frente e atrás do corpo.
 Com a coluna bem reta, deita a cabeça para o lado direito e com a ajuda da mão direta, puxa bem para alongar o pescoço. Faz o mesmo com o outro lado.

 

2) Caminhadas

Depois do alongamento, para aquecer bem o corpo, podes fazer uma caminhada subaquática. O exercício é simples e só precisas de fazer o mesmo que farias numa caminhada normal, mas dentro da piscina. Se quiseres aumentar o ritmo e forçar um pouco mais o teu corpo, podes fazer esta caminhada a uma velocidade mais rápida, como uma espécie de corrida ou então tentar levantar bem os joelhos na hora de caminhar. Se tiveres algum problema de equilíbrio e te sentires inseguro, faz um circuito dando voltas contornando toda a borda e assim terás uma forma de apoio.

 

3) Fortalecimento de braços

Depois do aquecimento com a caminhada, podes passar para os exercícios pontuais para cada parte do corpo. Começando pelos braços, uma ótima forma de fortalecimento é movimentá-los para cima e para baixo debaixo da água. A pressão da água vai trabalhar toda a musculatura.

Afasta as pernas e mantém os braços esticados para baixo ao lado do corpo.
Dobra os braços na altura do cotovelo, trazendo o antebraço para cima, com a palma da mão esticada e virada para cima.
Depois inverte, esticando o braço para baixo, com a palma da mão esticada e virada para baixo.
Repete por diversas vezes o movimento, por cerca de 1 minuto. Descansa por alguns segundos e volta a repetir.

 

4) Exercícios para pernas

Segura na borda da piscina com a mão direita e fica apoiado na perna direita. Chuta com a perna esquerda para a frente e depois leva para trás, mantendo-a bem estendida e a ponta dos pés esticados. Como uma espécie de pêndulo. Repete o movimento por um minuto desse lado e depois inverte o lado, fazendo o mesmo com a outra perna, segurando a borda com a mão esquerda.

 

5) Perda de calorias na zona da barriga

Apoia as duas mãos na borda da piscina e fica de frente para a parede. Segura com força na borda com os braços esticados, dobra os joelhos e vai subindo com os dois pés pela parede, até alinhar os pés com os glúteos. É uma espécie de escalada. Sobe e desce pela parede sem colocar novamente os pés no chão. Faz o movimento em séries que durem um minuto.

 

6) Mais firmeza para peito e costas

Abre os braços em forma de cruz com a palma da mão para frente. Afasta as pernas. Movimenta os dois braços para a frente, até as duas mãos se encontrarem. Depois traz novamente para trás, com a palma da mão virada para fora, voltando à forma inicial de cruz. Os movimentos precisam de ser rápidos, em séries de 1 minuto de duração.

 

7) Relaxamento total

Depois dos exercícios e para relaxares um pouco na piscina, deixa o corpo relaxar e desacelerar um pouco. Para isso, experimenta usar uma bola insuflável e a aproveita uns minutos a flutuar na água.

 

A não perder: Queres voltar a montar a tua piscina? Nós ajudamos-te!

Queres voltar a montar a tua piscina? Nós ajudamos-te!

 

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓