fbpx
eficiencia-energetica-novas-etiquetas

Como descodificar as novas Etiquetas Energéticas

Escolher um eletrodoméstico, seja pequeno ou não, pode ser um grande desafio ! Com toda a oferta disponível nos dias de hoje pode ser difícil selecionar a melhor opção, no entanto, há um ano que a história mudou de figura com a entrada das novas Etiquetas Energéticas. O consumidor passou a ter uma ajuda extra na escolha de um eletrodoméstico mais eficiente e de menor consumo energético.

A nova etiqueta energética apresenta cinco categorias de eletrodomésticos: aparelhos de refrigeração (frigoríficosarcas congeladorasaparelhos de armazenagem de vinho), máquinas de lavar e lavar e secar roupamáquinas de lavar louça, ecrãs (televisores monitores) e iluminação. Estas etiquetas tornaram-se mais simples, atualizadas e com grafismos leves. Os consumidores podem facilmente deste modo identificar e comparar a classe energética e eficiência dos eletrodomésticos. 

Vamos analisar o que mudou nestas novas etiquetas energéticas:

Estas 5 categorias perderam o sinal + e a classe do A ao G está de regresso, mas desta vez com um toque digital. Agora, a nova etiqueta contém um código QR que permite ao consumidor aceder à base de Dados de Produtos Europeia, assim como, consultar as características acerca do produto que está a avaliar.

Como podemos então interpretar as novas Etiquetas?

Olhando para as novas etiquetas energéticas percebemos que um determinado eletrodoméstico é mais eficiente quando apresenta a etiqueta A. Portanto,  se for menos eficiente a etiqueta aparece representada por um G sendo a leitura feita de forma crescente. 

Como podemos reconhecer um eletrodoméstico eficiente?

A etiqueta energética pode ajudar permitindo ao consumidor identificar que eletrodomésticos ainda têm a etiqueta antiga, cuja escala pode ir até A+++, e quais os eletrodomésticos que já apresentam a nova etiqueta, entre A e G. Neste caso, na imagem abaixo, a categoria exaustores mantem os “+” nas etiquetas energéticas. Dessa forma, a etiqueta cresce de E para A++, ficando este eletrodoméstico no nível A.

Ao contrário do exemplo abaixo, a máquina de lavar a roupa pertence a uma categoria de produtos  em que as etiquetas alteraram. Como mostra o exemplo a etiqueta cresce de G para A sendo esta a categoria mais alta.

Será que já sabes interpretar as etiquetas energéticas e escolher o que melhor se adequa à tua compra? Descobre em youget.pt.

Não te esqueças, If you need, You Get!

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓