fbpx
IPHONE ROUBADO

A preocupação com os dados na internet é algo sobre o qual não pensamos muito, até ao dia em que algo de errado acontece. A ideia de segurança é algo inerente até que sejamos colocados numa situação de perda de um dispositivo que guarda todos os nossos dados. Neste artigo, vais ficar a conhecer a forma como os assaltante agem em caso de roubo de um equipamento como o iPhone e de que forma podes proteger os teus  dados pessoais.

No momento em que tudo acontece, dás por ti a imaginar que colocaste senha no telemóvel e tens a impressão digital ou Face ID a funcionar, pelo que dificilmente alguém conseguirá aceder às informações do teu equipamento e muito menos conseguirão desbloqueá-lo para, assim, conseguirem formatá-lo porque a tua conta está vinculada à iCloud. Mas, nem sempre funciona desta forma

 

📌 O que fazem os assaltantes em caso de roubo?

1º passo | Retirar o chip do telemóvel e colocá-lo noutro equipamento

Neste momento, ficam imediatamente a saber qual é o número e dificilmente conseguirás cancelar a operadora. Assim que os assaltantes têm acesso ao teu contacto, ficarás mais vulnerável.

 

2º passo | Entrar no Facebook

Depois disto, irão entrar na página do Facebook e recuperá-la através do teu número de telemóvel. Ao entrar na página é só clicar no campo “Esqueceu a conta?”. Ela pode ser acedida tanto com o e-mail como com o contacto telefónico. Colocam o número e pedem para receber a confirmação de verificação por SMS, que vai direto para quem está com o chip, ou seja, o assaltante.


3º passo | Aceder ao email

Ao terem acesso à tua conta do Facebook, rapidamente saberão qual o e-mail utilizado nela e em grande parte das vezes é o mesmo utilizado para aceder à conta do iCloud. O mesmo procedimento pode ser utilizado também em outros serviços de e-mail, como Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros. Assim, passarão a ter acesso a muitas informações pessoais a teu respeito através de várias das tuas contas.

4º passo | Entrar na iCloud

Pior, se um destes outros e-mails for aquele registado no iCloud, aí eles farão a festa. Basta aceder à página da nuvem da Apple, informar que “perdeu a senha” e eles a reenviam para o número de telemóvel (que, mais uma vez, está com os assaltantes). E voilá, já entraram na tua conta de iCloud e desbloquearam o teu telemóvel sem dificuldade. Depois disto, é só restaurar o equipamento e vendê-lo.

 

📌 Como te podes proteger? 

1️⃣ Coloca uma senha no teu CHIP

Muitas pessoas não sabem, mas é possível colocar uma senha no chip da operadora. E todas as vezes que trocares o chip do aparelho ou ligares, será necessário confirmar esse PIN.

Para criar uma senha nova, vai a Definições › Rede Móvel › PIN do SIM › Alterar PIN. Quando proteges o CHIP do cartão com o código, só poderás tentar três vezes o PIN ou o CHIP ficará bloqueado, o que é ótimo caso um assaltante tente aceder ao teu telemóvel. O mesmo vale para ti, se não acertares o PIN à primeira e segunda vez, não tentes mais.

2️⃣ Nunca configures o teu próprio número como recuperação de contas

Diversos serviços e redes sociais permitem que te obtenhas confirmação de entrada através do número de telefone e até mesmo em caso de recuperação de conta. Facebook, Twitter, Instagram, entre outros, todos acabam fazendo a validação via SMS, o que deixa a conta completamente vulnerável quando não és tu que tens acesso ao número de telefone.

O ideal é que configures outro tipo de confirmação ou coloques outro número de confiança que não seja o teu. De preferência, alguém que more contigo ou um familiar. Assim, se roubarem o teu número, os avisos de recuperação não chegarão através dele.

3️⃣  Ativa sempre a Autenticação de Dois Fatores

A Autenticação de Dois Fatores é uma camada extra de segurança que a Apple disponibiliza na conta do iCloud. Com ela, ao iniciar sessão em um dispositivo pela primeira vez, será necessário fornecer duas informações: a senha e o código de verificação de seis dígitos que é exibido automaticamente nos dispositivos confiáveis. Ou seja, mesmo que o ladrão saiba a tua senha, não conseguirá entrar na tua conta. Ah, ativa o mesmo tipo de processo em todas as suas contas de e-mail e redes sociais para redobrares a  segurança do teu telemóvel.

4️⃣ Coloca uma senha forte no teu iPhone

A importância de não colocar apenas uma senha de 4 ou 6 dígitos para desbloqueares o teu telemóvel, pois existem já equipamentos capazes de descobrir estes códigos em questão de minutos ou horas. Apesar da Apple lutar contra isso e já ter implementado no iOS 11.4.1 uma proteção a mais, é sempre bom nos prevenirmos o máximo possível.

Por isso, cria uma senha alfanumérica (letras e números), que seja fácil de lembrar para ti, mas que seja difícil para os assaltantes. Nada óbvio, naturalmente.

Agora que ficaste a conhecer o pensamento dos assaltantes e de que forma te podes proteger, partilha este artigo com os teus familiares e amigos. Alguma vez passaste por esta situação? Se sim, conta-nos tudo nos comentários.

5️⃣ Não respondas às mensagens recebidas

Em caso de roubo do teu iPhone, procura a tua operadora, bloqueia a linha, pega num chip novo e mantém o mesmo número de telemóvel. Caso os assaltantes ainda não tenham conseguido aceder à tua conta da iCloud, provavelmente irás começar a receber mensagens por SMS ou por WhatsApp fingindo ser da polícia ou do suporte da Apple.

Eles dirão que o teu telemóvel foi encontrado e que para descobrires a localização é necessário aceder através de um link fornecido por eles e entrar com o login e senha do iCloud. O objetivo é tu fornecer-lhes os dados para que eles possam ter acesso também (o famoso phishing).

Pishing

Fonte: blogdoiphone

Não percas: Já ativaste a função de editar a captura de ecrã no teu Samsung? 

Já ativaste a função de editar a captura de ecrã no teu Samsung?

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓