fbpx
Quão resistente à água será o teu equipamento?

Num artigo anterior falámos dos efeitos da humidade no teu smartphone, mas então e um telemóvel que é resistente à água?

Com a evolução tecnológica dos smartphones e com as marcas a usar a frase “resistente à água”, os utilizadores dos mais recentes Galaxy, iPhone® ou Google™  devem estar curiosos acerca do tipo de tecnologia que eles usam. Andas a questionar-te se o teu telemóvel é mesmo à prova d’água?

A resposta curta é, não.

Vamos clarificar. Se deixares cair umas gotas de água no teu iPhone 12 ou se o usares na chuva, não vais destruir o teu equipamento. Muito pelo contrário, a maioria dos telefones agora vêm com algum grau de resistência à água e poeira. Mas se fores dar um mergulho com o teu telemóvel no bolso, já não vai correr tão bem.

As gigantes da tecnologia conseguiram proteger o teu equipamento de pequenos acidentes, mas não nos podemos esquecer que não deixa de ser um equipamento eletrónico. Ao utilizar selos que previnem a humidade de se infiltrar, os fabricantes estão a aperfeiçoar a resistência à água dos equipamentos.

Há um conjunto específico de critérios que medem a resistência à água e outras proteções do teu telefone. Esses testes e critérios são também o motivo das empresas dizerem “resistente à água”, e não “à prova d’água”. 

IP – International Protection

A isto chama-se uma classificação IP ou uma classificação MIL-STD ou ambas. Esses são os padrões que determinam como algo é resistente aos elementos, como resistência à água, choque (elétrico e físico), temperatura, pressão do ar e uma série de outras coisas que podem estragar o equipamento.

As classificações e certificações foram desenvolvidas muito antes da invenção dos smartphones. Agora aplicam-se aos telefones e não apenas àqueles que são construídos com o objetivo de ser muito resistente.

ip

O Código IP é designado pelo IP inicial, seguido por dois dígitos e possivelmente uma letra. Cada dígito representa uma classificação de resistência. O primeiro número representa o nível de proteção de partículas sólidas (poeira). O segundo número significa proteção de entrada de líquidos. Um fabricante não precisa testar os dois, mas se não o fizer, o número será substituído por um X, podemos ver algo como IPX7 ou IP6X.

 

        Número IP resíduos sólidos

               0 – Não protegido de forma alguma contra partículas de qualquer tamanho.

               1 – Protegido contra partículas maiores que 50 mm

               2 – Protegido contra partículas maiores que 12,5 mm

               3 – Protegido contra partículas maiores que 2,5 mm

               4 – Protegido contra partículas maiores que 1 mm

               5 – Protegido contra Poeira : A poeira não consegue entrar em quantidade suficiente para afetar a operação normal.

               6 – Proteção total contra poeira: A poeira não consegue entrar, mesmo no vácuo.

 

        Número IP líquido

               0 – Não está protegido de todo.

               1 – Protegido contra pingos de água.

               2 – Protegido contra o gotas de água quando inclinado até um ângulo de 15 graus da sua posição normal.

               3 – Protegido contra a pulverização de água quando inclinado até um ângulo de 60 graus da sua posição normal.

               4 – Protegido contra salpicos de água em qualquer ângulo.

               5 – Protegido contra água pulverizada de 6,3 mm a 12,5 litros / minuto e 30 kPa (pressão) a três metros de distância durante três minutos.

               6 – Protegido contra água pulverizada de um bocal de 12,5 mm a 100 litros / minuto e 100 kPa (pressão) a três metros de distância durante três minutos.

               6K – Protegido contra água pulverizada de um bocal de 6,3 mm a 75 litros / minuto e a 1.000 kPa (pressão) a três metros de distância durante três minutos. (1.000 kPa é uma quantidade

        padrão de pressão de água).

               7 – Protegido contra imersão em água até um metro a pressão normal por 30 minutos.

               8 – Protegido contra imersão em água a um metro ou mais nas especificações detalhadas pelo fabricante.

               9X – Proteção contra água pulverizada em jatos de alta pressão a alta temperatura. Volume de água de 14 a 16 litros / minuto. Pressão de água de 80 a 100 bar (até 1.451 Psi). Temperatura

        da água de 80 graus. Distância de 0,10 a 0,15 metros.

As contrapartidas.

A Samsung também diz que a garantia do equipamento não cobre danos causados ​​pela água em qualquer situação, o que é uma contradição total. Mas não é a única marca – quase todos os equipamentos eletrónicos incluem um texto na garantia ou no manual de utilizador que diz que a garantia não cobre contra danos causados ​​pela água, mesmo se o equipamento em questão for classificado com uma classificação IP. A certificação IP é uma proteção adicional e não uma certeza absoluta que podem mergulhar o equipamento sem danos.

Ter um telefone com certificação IP é uma ótima proteção contra acidentes como entornar água ou usá-lo num ambiente poeirento, e um telefone com certificação MIL-STD 810G terá mais proteção que um sem. O alerta fica mesmo assim: se levares o smartphone para mergulhar ou em atividades mais agressivas que podem correr mal, a garantia não vai te salvar.

Mas não te preocupes, mesmo no pior cenário, nós somos a tua solução!

Cerca de 30% dos equipamentos que dão entrada no Centro Técnico da You Get, caíram em água ou têm vestígios de humidade. Um número elevado, tendo em conta que a juntar a esta, as avarias mais comuns são ecrã partido, conector de carga danificado e bateria viciada.

 

humidade samsung

 

O centro técnico YOU GET é composto por uma equipa de mais de 20 especialistas em reparação eletrónica nos mais diversos departamentos. Temos a capacidade de reparar avarias provocadas por humidade ou quaisquer outros danos externos. Prestamos também um serviço de diagnóstico de qualquer dispositivo eletrónico de forma absolutamente gratuita, onde nos dedicamos a fornecer a melhor qualidade de serviço, com a rapidez exigida pelos nossos clientes. O nosso objetivo é prestar um serviço de excelência, seguro,eficaz e apostando na satisfação do cliente, prestando toda a assistência necessária para que comodamente ele nos escolha como seu parceiro. E devido à situação atual do País, estamos a fazer recolhas gratuitas na tua morada. Aproveita!

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓