fbpx

Praticar desporto | As aulas estão aí. Não podia haver melhor altura para inscrever os mais novos numa modalidade desportiva. As vantagens são inúmeras, entre as quais a prevenção da obesidade e do stress e até um melhor desempenho escolar. Que tal ficares a conhecê-las melhor? 😃

 

💛 O desporto é recomendado pela OMS

O desporto é fundamental para crianças e adolescentes em idade escolar. Infelizmente, os números relativos à sua prática não são muito animadores. De acordo com estudos publicados na revista científica The Lancet, 80% dos jovens está longe de cumprir os 60 minutos de atividade física diária recomendados pela OMS.

Além disso, o estudo realizado a jovens de 38 países europeus apurou que 40% dos adolescentes não vai a pé para a escola e 25% ficam sentados mais de três horas por dia, isto sem contar com o tempo passado na escola e a fazer os trabalhos de casa. Os cientistas concluíram ainda que 60% dos rapazes e 56% das raparigas passam pelo menos duas horas diárias a ver televisão, valor que se repete no que toca aos videojogos em 51% deles e 33% delas. Conclusão: os mais novos praticam uma vida demasiado sedentária.

Está na hora de os convenceres a levantarem-se do sofá e a praticarem desporto. Eis algumas das muitas razões.

 

🏃 Combate a obesidade e ao excesso de peso

Nada como praticar desporto para dizer adeus ao sedentarismo e a uma das suas mais terríveis consequências: o excesso de peso. Sabias que, de acordo com o estudo “Childhood Obesity Surveillance Initiative – COSI”, levado a cabo pela Organização Mundial da Saúde, a prevalência do excesso de peso infantil em Portugal era de 37,9%, uma das mais elevadas da Europa, em 2007?

Entre 2008 e 2019, deu-se uma descida de 8,3%, aproximando-se assim Portugal da média europeia. Apesar da melhoria, uma em cada três crianças (29,6%) continua a ter excesso de peso e 12% sofre mesmo de obesidade. Não queiras que as crianças aí de casa façam parte destas estatísticas. Futebol, natação, ciclismo… existem muitas opções, mas o importante é pô-los a mexer de modo a evitar problemas de peso.

Ao praticarem desporto, os mais novos conseguem até adotar melhores hábitos nutricionais.

 

🧠 Melhora o raciocínio e a concentração

O desporto pode desenvolver o raciocínio das crianças, sobretudo em idades compreendidas entre o pré-escolar e o ensino secundário. Várias investigações revelaram o aumento do Q.I. (quociente de inteligência) e de melhoria de resultados em testes de matemática, leitura e compreensão verbal e memória. Apesar de os efeitos se notarem a curto prazo, recomenda-se uma prática desportiva regular para um maior desenvolvimento cognitivo.

Manter as crianças atentas e concentradas pode parecer uma missão complicada, mas o desporto poderá dar uma ajuda. Segundo um estudo norte-americano, uma hora diária de prática é o que basta para melhorar a atenção de crianças entre os 7 e os 9 anos, bem como para diminuir a tendência para distrações e aumentar a capacidade de adaptação a mudanças de tarefa.

 

☮ Reduz o stress e estimula a autoestima

A atividade física melhora o funcionamento cardiovascular e aumenta os níveis de noradrenalina e de endorfinas, o que resulta numa diminuição da ansiedade e do stress. Com o corpo e a mente relaxados, as crianças tornam-se mais calmas e bem-dispostas. Uma das causas da ansiedade e do stress nos mais novos é a falta de autoestima, que resulta ainda em mudanças de humor, isolamento, maus resultados escolares, maior vulnerabilidade ao bullying e até em depressão.

Praticar desporto pode ajudar a evitar esta situação, porque melhora a forma física e a perceção do próprio corpo, cria um sentimento de integração, favorece as amizades e ajuda a uma maior aceitação social. É importante que os adultos, sobretudo os pais, valorizem a prestação das crianças, mas cuidado que nem só a vitória conta.

O esforço é, de longe, mais importante, devendo a autoestima estar relacionada com este e com a dedicação e não apenas com os bons resultados.

 

🤼 Impulsiona o respeito e espírito de equipa

Para serem bons atletas os mais pequenos terão de aprender a respeitar as ordens do treinador e a controlarem as emoções, entendendo a importância de seguir regras. Se ainda tens dúvidas entre uma modalidade individual ou de equipa, sugerimos que prestes mais atenção à segunda hipótese. Os mais pequenos terão aqui oportunidade de aprender a partilhar e os mais crescidos conseguirão trabalhar melhor em grupo.

Agora que já conheces algumas vantagens do desporto para os mais novos, lembra-te que a escolha terá de ser da criança. Obrigá-la a praticar uma modalidade contrariada só pode dar mau resultado. Discutam o assunto em família, tendo também sempre em conta a personalidade do futuro desportista.

 

Queres encontrar formas de entreter os mais pequenos? Clica aqui! 😊

 

Não percas: Novo topo de gama da Xiaomi apresentado em evento oficial

Novo topo de gama da Xiaomi apresentado em evento oficial

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓