fbpx
huawei

A Huawei é uma empresa enorme, especialmente no mercado de telecomunicações. Aqui estão alguns factos curiosos que talvez não saibas sobre a Huawei:

1 -Ren Zhengfei tinha 42 anos quando fundou a Huawei

Antes de fundar a empresa, Zhengfei estava no Exército de Libertação Popular, servindo como tecnólogo militar. Embora ele não tivesse um posto militar, ele foi finalmente escolhido para ser um delegado. Agora, aos 71 anos, Zhengfei ainda é presidente da empresa e é a 556ª pessoa mais rica da China, segundo o Hurun Report.

2 – A palavra “Huawei” significa “conquista chinesa”

A primeira letra do nome da Huawei em chinês – 华 – é derivado da palavra chinesa para flor, mas agora geralmente refere-se a ‘China’ ou ‘chinês’. A segunda letra – 为 – significa ‘conquista’ ou ‘ação’. As duas letras significam literalmente “conquista chinesa”.

3 – A Huawei é uma das maiores fabricantes de equipamentos de telecomunicações do mundo

É maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo, tendo ultrapassado a sueca Ericsson em 2012. Isso não é apenas devido ao seu negócio de smartphones. A empresa também fabrica equipamentos para corporações, empresas de telecomunicações e assim por diante.

4 – A Huawei foi criada para produzir comutadores de troca telefónica na década de 1980

A Huawei pode não ter surgido no mundo ocidental até recentemente, mas a empresa existe há muito tempo, desde 1987. Na época, a China e o Exército de Libertação Popular usavam equipamentos de telecomunicações de fabricantes externos. Ren queria concentrar-se na pesquisa e desenvolvimento local para construir comutadores de troca telefónica porque “a tecnologia de equipamentos de comutação estava relacionada à segurança internacional e que uma nação que não possuía o seu próprio equipamento de comutação, era como aquela que não possuía suas próprias forças militares. ”

5 – A Huawei fez parceria com aproximadamente 80% das principais empresas de telecomunicações do mundo

Algumas das principais empresas com as quais a Huawei trabalhou incluem Vodafone, Motorola, T-Mobile e assim por diante. Além de simplesmente criar os seus próprios smartphones, a Huawei também é conhecida como parceira de outras empresas. A Huawei também patrocinou uma série de grandes eventos e equipas desportivas, incluindo Arsenal F.C., Paris Saint-Germain, Associação de Futebol de Gana e muito mais.

6 – A Huawei investiu mais de um milhão de dólares em uma universidade no Canadá

A empresa investiu US $ 1,4 milhão na Universidade Carleton, no Canadá. O objetivo era estabelecer um laboratório de pesquisa dedicado principalmente ao desenvolvimento de serviços e tecnologia de computação em nuvem. A Huawei doou dinheiro para vários serviços em nome da educação. A empresa também patrocinou o Communications Futures Program do MIT, que estuda o futuro do setor de telecomunicações como um todo.

7 – A Huawei é uma empresa amplamente de propriedade de funcionários

A Huawei é uma empresa de propriedade de funcionários, que é algo que ela usa para distanciar-se das alegações de que está sob o controlo do governo. Significa que os funcionários possuem ações da empresa, com cerca de 64% dos funcionários a participar do esquema de propriedade dos funcionários. Estes funcionários possuem “ações virtuais restritas” ou ações que não são negociáveis ​​e são concedidas com base no desempenho. Quando um funcionário sai da empresa, estas ações são revertidas para a Huawei e os funcionários são compensados ​​por sua participação.

É importante observar que só porque os funcionários possuem a Huawei não significa que eles a controlam. A Huawei ainda é controlada e gerida por  51 representantes que selecionam o conselho de 17 diretores.

8 – Mais de 75.000 funcionários da Huawei estão em P&D

A Huawei é uma grande empresa, mas a sua equipa de pesquisa e desenvolvimento é enorme com 76.000 funcionários. Isto explica como conseguiram tornar-se tão grandes, uma vez que investe enormes quantias de dinheiro para manter-se atualizado sobre as últimas tendências da tecnologia. Cerca de 10% da receita da empresa é investida diretamente em P&D, o que ajuda a empresa a desenvolver seus melhores e mais recentes produtos.

9 – A Huawei aumentou seus ganhos em 30% em 2010

Parte do aumento estava relacionado ao crescimento significativo no exterior, inclusive nos EUA, e as vendas fora da China tornaram-se o principal negócio da empresa. A Huawei representou 15,7% do mercado global de infraestrutura de rede de operadoras de US $ 78,56 bilhões em 2010, segundo o Gartner.

10 – A Huawei tem uma história complicada com a segurança dos EUA

Há muito que a Huawei é contestada pelo governo dos EUA devido a preocupações de que a empresa possa estar a trabalhar com o governo chinês para espionar os EUA. A Huawei argumentou que estas alegações são “infundadas” e até pediu ao governo dos EUA para realizar uma investigação para provar que não há espionagem. Apesar de não encontrar nada nestas investigações, o Comité de Inteligência da Câmara dos EUA emite um relatório a descrever a empresa como uma ‘ameaça à segurança nacional’ em 2012, devido a seus laços com o governo chinês.

Em 2014, documentos divulgados por Edward Snowden revelaram que a NSA estava a realizar um programa secreto contra a Huawei, incluindo invadir as redes da empresa e até explorar as comunicações do fundador Ren Zhengfei.

Fonte: androidauthority

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓