fbpx
Cuidados de saúde

Samsung reutiliza smartphones mais antigos para permitir um melhor acesso a cuidados de saúde oftalmológicos nas comunidades mais carenciadas em todo o mundo. A iniciativa foi apresentada recentemente pela gigante sul-coreana. Enquanto fabricante líder de mercado, a Samsung é responsável pelo elevado fabrico de smartphones, sendo compreensível o motivo pelo qual dispõe de vários equipamentos para ser reutilizados.

 

📌 A Samsung realiza diagnósticos oftalmológicos com recurso a smartphones antigos
Em associação com a Agência Internacional de Prevenção da Cegueira (IAPB) e com a Yonsei University Health System (YUHS) na Coreia, a Samsung pretende criar dispositivos médicos que rastreiam doenças oftalmológicas. Isto através da reciclagem dos smartphones Samsung Galaxy que já não se encontrem em utilização. Para tal, a empresa lança mão do programa Galaxy Upcycling que tem como objetivo ajudar a prevenir os cerca de mil milhões de casos globais de deficiência visual que podem ser evitados através de um diagnóstico atempado e adequado.


📌 O programa Galaxy Upcycling transforma smartphones em câmaras de diagnóstico médico
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas têm alguma deficiência visual. Quase metade destes casos eram evitáveis ou ainda não foram resolvidos. Isto dependendo da acessibilidade e disponibilidade de serviços de cuidados oftalmológicos. Assim, em 2017, a Samsung criou o programa Galaxy Upcycling para introduzir formas inovadoras que façam com que dispositivos Samsung Galaxy possam ter um impacto positivo.

 

Vê como funciona através do vídeo abaixo! 👇

 

📌 Vietname, Índia, Marrocos e Papua-Nova Guiné são alguns dos países que beneficiam desta iniciativa
O smartphone Samsung Galaxy utiliza, então, um algoritmo de inteligência artificial para analisar e diagnosticar as imagens de doenças oftalmológicas. Em seguida, liga-se a uma aplicação que capta com precisão os dados do paciente e sugere um regime de tratamento. Tudo a uma fração do custo dos instrumentos comerciais. Esta câmara de diagnóstico única e acessível pode fazer o rastreio dos pacientes com condições que podem levar à cegueira, incluindo retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular relacionada com a idade.

 

“Estávamos à procura de uma solução de diagnóstico da saúde ocular que fosse económica para atingir o maior número de pessoas possível. Quando vimos o desempenho dos smartphones Samsung Galaxy quisemos integrar os seus esforços de upcycling na nossa investigação.Palavras do Dr. Sangchul Yoon, do Sistema de Saúde da Universidade de Yonsei.

 

Sublinhamos, por fim, que a Samsung reutiliza smartphones, uma iniciativa enquadrada na agenda de responsabilidade e desenvolvimento social da Samsung até 2030. Para todos os efeitos, é uma excelente forma de reaproveitar os smartphones antigos da marca. Fonte: 4gnews

 

Google Fotos recebe as funções mais pedidas pelos utilizadores

Google Fotos recebe as funções mais pedidas pelos utilizadores

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓