fbpx

A modalidade sensação, Padel, é um desporto de raquetes que se joga em pares. Possui um sistema de jogo semelhante ao ténis onde a bola tem de passar por cima da rede e acertar no campo adversário. O campo é também retangular, mas totalmente fechado, tem 10 metros de largura por 20 de comprimento e uma rede no meio. Uma das características mais interessantes do Padel é a de muitas vezes ser jogado em família. A facilidade de aprendizagem é grande, sendo possível trocar bolas e disputar pontos desde a primeira experiência.

 

Como surgiu?

O Padel surgiu na década de 60 em Acapulco México quando o empresário mexicano Enrique Corcuera decide adaptar um terreno da sua propriedade. Enrique decide então montar muros à volta desse campo para impedir que a vegetação invada o campo. Anos depois, em 1974, Alfonso de Hohenlohe viajou para o México convidado pelo seu amigo Enrique. Durante a sua estadia, este acaba por se interessar pela prática deste estranho desporto.

O entusiasmo por este novo desporto foi imediato. Quando volta a Espanha, depois de analisar e refinar alguns detalhes, constrói os dois primeiros campos no Marbella Club. Assim, a história do Padel começa também em Espanha, onde o grande motor de desenvolvimento da modalidade conta já com mais de 5 milhões de praticantes.

 

Ainda não conheces o nosso espaço dedicado ao Padel? Encontra-o, aqui!

Padel
Espaço dedicado ao padel disponível em www.youget.pt/padel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Padel em Portugal

Só em meados do ano 2000 é que o padel ganha alguma expressão, com a inauguração de 2 campos em Vila Real de Santo António e 3 campos na Quinta da Marinha. A grande figura do padel português é Miguel Oliveira, com o ranking 66 no World Padel Tour. No Estrella Damm Alicante Open 2019, ficou pelos 16 avos de final. De acordo com o DN, A modalidade está em crescimento em Portugal, estimando-se que o número de praticantes esteja a aumentar na ordem dos 80% a cada ano, perfazendo já um total de cem mil.

 

O que é preciso para começar?

Para começar é preciso apenas uma raquete, bolas, um equipamento normal para desporto, um parceiro e uma dupla adversária.

 

Quais são os benefícios da modalidade?

Estima-se que a prática da modalidade confira uma série de benefícios emocionais e físicos. Entre eles estão:

  • Tonifica os músculos. Ao estar em constante movimento é um exercício que tonifica o corpo em geral, mas em especial as pernas.
  • Ajuda na perda de peso. Como qualquer exercício físico intenso, este permite queimar calorias e simultaneamente perder peso. Estima-se que numa partida de padel um jogador queime 500 Kcal.
  • Desenvolve o espírito competitivo e de ‘‘fair play’’. Como grande parte dos jogos são realizados entre amigos e conhecidos, o mau perder é algo que tem que ser controlado, e de uma forma ou outra as pessoas vão aprendendo a perder e ganhar, e acima de tudo desfrutar do tempo em campo.
  • Ajuda a dormir melhor. Com o libertar das energias no campo, é um desporto por vezes muito cansativo ajudando a dormir (muito) melhor.
  • Desporto inclusivo. O padel é um desporto que não tem sexo ou idade e pode ser praticado por mulheres e homens de qualquer idade.

 

Não percas: Edição especial do Xiaomi  Redmi Note 8 pode estar a caminho

Edição especial do Xiaomi Redmi Note 8 pode estar a caminho

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓