fbpx
servidores

Já todos tivemos esta experiência pelo menos uma vez. Tentamos entrar num site ou aplicação e não arranca. O que aconteceu? Algo fez com que os servidores fossem abaixo. Isto pode ser um problema gravíssimo para as empresas. Principalmente porque muitos dos negócios são feitos online e dependem destas infraestruturas para funcionar. Isto inclui não só os sites de compras online, mas também os registos de serviços de saúde. A perda de um data center, pode transformar-se rapidamente num pesadelo. Tal como vimos ontem à noite, com o Facebook a ficar completamente offline. Já não é a primeira vez que acontece, nem a única neste último mês. Para quem comunica avidamente nas redes, isto pode ser uma grande dor de cabeça.

Outro exemplo, foi no passado dia 10 de março. Um incêndio devorou as instalações da OVHcloud, o maior fornecedor europeu de serviços de cloud. Como resultado, milhões de websites ficaram offline. Apenas os clientes que tinham cópias de segurança conseguiram recuperar com perdas mínimas. Há relatos de perdas irrecuperáveis de informação.

 

Servidor inativo: algumas das possíveis causas.

Os motivos para um servidor dar erro ou ir abaixo são infinitos, então vamos apenas nomear alguns deles.

Causas físicas: acidentes como a queda de um rack ou acidentes como um incêndio ou inundação podem causar sérios problemas aos servidores.
Falhas no fornecimento de energia: este é óbvio, sem energia, os servidores não funcionam.
Problemas de hardware: falhas causadas por vários fatores, como sobreaquecimento, podem ser a causa de um servidor inativo.
Problemas de software: aqui também podes encontrar vários tipos. Por exemplo, pode ser devido a problemas com o banco de dados.
Ações externas: a presença de malware ou ataques externos também pode acabar num servidor inativo.

data center

O que acontece quando os servidores vão abaixo?

Ao falar de problemas, a primeira coisa que perguntamos é: qual vai ser o impacto económico? Embora seja difícil falar em números específicos, podemos ver alguns dos aspetos em que um servidor inativo pode prejudicar a empresa.

Perda de vendas.

São muitos os casos em que as empresas que utilizam servidores externos para dar suporte. Imaginemos que este servidor está em baixo. Mesmo por poucas horas, os danos económicos são avassaladores. Por consequência, qualquer pessoa que tente entrar no site, vai encontrá-lo offline. Quem não conseguir efetuar compras no nosso site, vai direcionar-se para a concorrência. E muitas delas podiam estar a visitar pela primeira vez, e não vão voltar a tentar no futuro.

Perda de produtividade.

Agora imaginemos que o servidor dá suporte a softwares internos. Se o trabalho dos funcionários é dependente do uso destes softwares, é problemático. Ninguém vai trabalhar até que os sistemas voltem a estar ativos. E se o tempo de inatividade já é mau, também não melhora assim que os sistemas voltam. Vamos estar a correr contra o tempo e a tentar compensar o tempo perdido.

Além disso, também pode afetar os clientes. Se afetar o sistema de faturação, vão haver problemas quando os clientes tentarem efetuar pagamentos. Ou então, pode afetar o software de stocks. Neste caso, os clientes vão estar a tentar comprar produtos cujo stock não existe. Isto pode gerar imensas reclamações, cancelamentos e outro tipo de dores de cabeça.

Problemas de imagem da empresa.

Aliás, estas falhas não afetam apenas o momento específico em que ocorrem. Tudo isto pode transmitir uma imagem negativa da empresa. Os consumidores esperam rapidez e eficiência e desistem com facilidade. Com estes problemas, não só perdemos clientes, como também podemos ter danos na nossa reputação. Certamente, todos sabemos as consequências negativas que isto pode acarretar. Embora seja raro obtermos feedback positivo, os clientes não perdem uma oportunidade para apontar um erro. Afinal, uma crítica negativa pode ser extremamente prejudicial para o negócio.

Oportunidades perdidas.

Muitas das empresas contam com análises de dados para ajudar nos processos de tomada de decisões. Muitas utilizam algoritmos complexos e que consomem muitos recursos para gerar insights valiosos. Estes dados ajudam, acima de tudo, a identificar oportunidades que lhes vão dar uma vantagem no mercado. Quando os servidores da cloud vão abaixo, o processamento de dados vai atrás. Em suma, qualquer interrupção no serviço pode prejudicar a capacidade de uma organização de tomar as melhores decisões possíveis.

Perda de dados.

O resultado mais temido de todos. A perda de dados pode tornar-se catastrófica para muitas empresas. Os regulamentos de proteção de dados aumentaram exponencialmente, sobretudo com a entrada em vigor da RGPD. Mesmo a mais pequena falha pode levar a multas caríssimas. A maioria das organizações é inteligente o suficiente para fazer backup dos dados mais importantes. Mas isto não quer dizer que estejam seguros. Ao mesmo tempo, o tempo de inatividade do servidor pode fazer com que as principais medidas de segurança cibernética falhem. Dessa forma, os dados ficam expostos a ameaças adicionais, como ataques cibernéticos ou até desastres naturais.

Ler também: “Cibersegurança: tipos de ameaças virtuais e como se proteger.”

 

Serviço de consultoria de servidores

O centro técnico You Get está sempre à procura de novas formas de crescer. Nesse sentido, implementámos os serviços de Consultoria de Servidores, com o intuito de dar aos nossos parceiros um serviço mais completo. Fazemos a implementação, revisão, manutenção e renovação dos equipamentos. Quer seja na mesma empresa ou no caso de mudança de instalações. Ao mesmo tempo, oferecemos o diagnóstico e os orçamentos são gratuitos. Entra em contacto connosco. Seja pelo site, e-mail [email protected], pelas redes sociais ou pela linha telefónica pelo 244 820 955.

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓