fbpx
Cortana para o Android

A existência de assistentes pessoais nos smartphones tem levado as empresas que trabalham neste ramo a procurarem alternativas cada vez mais adequadas aos utilizadores e também ao que eles precisam.

Dominado para já por três ofertas, distribuídas pelos principais sistemas operativos móveis, as suas fronteiras estão para já bem definidas.

Mas a Microsoft quer quebrar essas barreiras e trazer para os sistemas operativos concorrentes a sua oferta, a Cortana. Espera-se para breve a chegada da Cortana ao iOS e ao Android.

A notícia desta intenção da Microsoft de trazer para o iOS e para o Android a Cortana não é nova. Já no ano passado os rumores de uma possível inclusão desta assistente pessoal nos sistemas operativos concorrentes começaram a tomar forma, não passando de uma ideia para a Microsoft.

Mas, segundo a Reuters, essa passagem da Cortana para novos sistemas poderá estar mais próxima do que se possa julgar. Provavelmente já no Outono de 2015 vão surgir as primeiras versões.

A informação resulta de uma entrevista com Eric Horvitz, responsável máximo do desenvolvimento da Microsoft, onde foram abordados os temas referentes à usabilidade destes sistemas e qual a sua utilidade.

Eric Horvitz defende que os sistemas da concorrência limitam-se a interagir com os utilizadores com base em questões apresentadas, sendo a Cortana um agente mais inteligente e que comunica com o utilizador em função das suas necessidades.

É esta mudança que a Microsoft quer introduzir nestes sistemas e conta para isso com a Cortana para o conseguir. Todos os trabalhos que existem com este assistente vão nesse sentido.

Não tendo ainda sido lançada de forma total na maioria dos idiomas, a Cortana tem conseguido ganhar o seu espaço dentro dos sistemas Microsoft ao estar presente no Windows 10 e também dentro do novo browser que está a ser desenvolvido.

O salto da Cortana para o Android e para o iOS fará com que a Microsoft consiga realizar parte dos planos do novo CEO, Satya Nadella, que quer uma presença cada vez maior dos produtos da empresa dentro dos sistemas da concorrência.

Na mesma altura que a Microsoft se prepara para o ambicioso plano de transpor a Cortana para outros sistemas operativos também a Apple o faz, mas de forma muito mais controlada e dentro do seu ecossistema, com a chegada da SIRI ao Apple Watch, ao CarPlay e ao HomeKit.

O sucesso da Cortana nestes novos sistemas dependerá da sua capacidade de conhecer os utilizadores e de prever as suas acções e as suas necessidades.

É aqui que a concorrência tem falhas e que a Microsoft poderá aproveitar para ganhar o seu espaço. Tudo dependerá da capacidade de aprendizagem desta assistente pessoal.

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓