fbpx
iOS 14

Anunciado em junho na Worldwide Developers Conference (WWDC), o iOS 14 é finalmente lançado para os consumidores finais. O sistema operativo da Apple chega com mudanças significativas no ecrã inicial, melhorias na Siri e diversos ajustes que otimizam a interface do iPhone.

iPhones compatíveis
A Apple confirmou que o novo sistema operativo será lançado para modelos a partir do iPhone SE (1ª geração) até os modelos mais recentes.

App Library
Com esta função, os utilizadores vão poder organizar melhor o ecrã inicial do iPhone. O novo recurso separa em pequenos grupos as apps que possuem funções similares, facilitando o seu acesso. Além disso, é possível esconder ecrãs iniciais, sem perder o acesso  das aplicações instaladas.

Widgets

A Apple manteve o ecrã inicial do iOS sem mudanças por bastante tempo, com o iOS 14 agora é possível adicionar widgets, um recurso que já estava disponível em equipamentos Android.

Estes widgets oferecem informações de notícia, clima, podcasts, calendário, mas depende de cada desenvolvedor oferecê-lo para as suas apps. É possível aceder a esta função diretamente no separador “Galeria de widgets”, com várias opções de tamanhos diferentes para personalizar o ecrã do iPhone.

Com o widget de clima, os utilizadores podem aceder informações sobre eventos climáticos, incluindo previsão de chuva, de maneira fácil e rápida.

Picture-in-Picture (PiP)
Com a função Picture-in-Picture, os utilizadores do iOS 14 podem continuar a assistir a um vídeo numa janela separada enquanto usam outras separadores. E um ponto positivo é que a função também está disponível até mesmo para os vídeos da galeria.

Design mais compacto
As chamadas do telefone e do FaceTime aparecem de forma reduzida na parte superior do ecrã, em vez de usarem o ecrã inteiro.

Grupos no app Mensagens
Uma novidade na app Mensagens é a nova organização dos chats, com agrupamento de respostas diretas a um comentário, criando um tópico a partir da mensagem original. Além disso, também é possível citar outros membros de um grupo nas conversas.

Novos recursos do Apple Maps
A app de mapas da Apple ganhou diversas funções. Agora, ele oferece rotas para bicicletas e mais recursos para quem possui um carro elétrico, exibindo a localização de estações de recarga compatíveis com o veículo.

Além disso, a aplicação irá exibir lugares de interesse para visitar na zona em que estamos, ou em regiões que estejamos a visitar.

Mudanças na Siri
A assistente virtual da Apple está ainda mais inteligente e ganhou novas funções. Além disso a assistente recebeu um ícone maior exibido no ecrã. Agora, também é possível enviar mensagens de áudio para a Siri diretamente no iOS e no CarPlay.

Translate
A Siri agora tem a habilidade de traduzir novos idiomas. A lista inclui idiomas como inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol e português do Brasil.

App Clips
A função App Clips é uma maneira rápida e fácil de interagir com as apps que ainda não temos instaladas no iPhone.

Central de Controlo
A Central de Controlo do iPhone recebeu novas sugestões automatizadas e opções de ajustes. Agora, é possível ajustar um controlo de luz adaptável em lâmpadas inteligentes de maneira automática, e câmaras de segurança reconhecem automaticamente amigos e familiares.

AirPods mais inteligentes

Com o iOS 14, é possível trocar o equipamento pareado com os auriculares sem fio da Apple com mais facilidade. Além disso, um novo recurso de áudio espacial vai oferecer som de cinema para os AirPods Pro.

Outras novidades
-Chaves digitais para veículos: ao usar um iPhone, ou Apple Watch, os utilizadores poderão destrancar veículos e até ligá-los. E, sem precisar tirar o smartphone do bolso, pois tudo é realizado através do NFC;
-Find My: a aplicação que encontra o iPhone agora vai poder buscar acessórios e produtos de outras fabricantes;
-App Health: a app possui agora uma monitorização do sono e recursos para ajudar o utilizador a monitorizar melhor a saúde;
-Memoji: receberam novas opções de penteados, chapéus e idade, além de novos gestos.
-Acessibilidade: a reprodução de áudio e vídeos possui mais sons, para tornar-se mais claro, além da deteção de linguagem de sinal nos grupos do FaceTime.

Fonte: Canaltech

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓