fbpx
Battle Royale

Atualmente, é bastante difícil encontrar gamers que não tenham jogado algum jogo de estilo Battle Royale. Fortnite, Free Fire, PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) são alguns dos exemplos mais conhecidos da atualidade, porém não são os únicos.

Este género, que parece tão novo e tão atual, carrega uma história desde antes da sua popularização nos jogos e na cultura pop.

O que é Battle Royale?

Antes de analisarmos o conceito de Battle Royale para os videojogos, é preciso voltar um pouco no tempo: mais precisamente para a Inglaterra do século XVIII. Nesta época, alguns boxeadores decidiram organizar-se em lutas com até 8 pessoas num ringue, sendo que o últmo em pé seria o vencedor.

No entanto, foi Jack Broughton quem definiu as regras para este tipo de luta, que ficou conhecida na época como “Broughton’s Battle Royals”. Este estilo de luta chegou nas colónias britânicas e nas Américas, onde tornou-se bastante popular ainda no século XIX.

O estilo de luta acabou por entrar nos ringues profissionais ao longo dos anos, mas o género só ficou popular mesmo no século XXI, com o lançamento do filme japonês chamado Battle Royalle, baseado no livro homónimo, que havia sido lançado em 1999.

A história do livro passava-se no Japão num futuro diferente, com estudantes que foram inseridos num programa de disciplina do governo. A missão deles era, numa ilha, caçar uns aos outros e o último sobrevivente seria o vencedor.

Esta história acabou definindo as regras do género que tanto conhecemos hoje em dia: um seleto grupo de pessoas é levado para algum lugar, onde devem recolher itens e eliminar uns aos outros até que haja apenas um sobrevivente.

O género acabou por tornar-se ainda mais popular na década de 2010, com o lançamento de livros voltado para um publico mais jovem, como Hunger Games. Hoje em dia, é possível encontrar inúmeros videojogos e filmes com esta temática.

Battle Royale nos videojogos

Antes mesmo do fenómeno do livro Battle Royale, alguns videojogos abordaram a temática de “último sobrevivente”. Bomberman foi um dos primeiros títulos a introduzir um gameplay multiplayer que os jogadores deveriam recolher mais itens para sobreviver.

Alguns videojogos com a mesma temática, mas com algumas modificações foram lançados em 2012, como DayZ, que era um mod ARMA 2. No entanto, o mod mais influente foi criado por Brendan Greene, que utilizava o nome “PlayerUnknown”.

Greene foi consultor para um outro jogo chamado H1Z1, antes de tornar-se desenvolvedor na empresa Bluehole. Nela, Greene conseguiu desenvolver o seu projeto original de Battle Royale, que foi lançado como PlayerUnknown’s Battlegrounds.

A partir deste momento, o género cresceu e inúmeros videojogos foram lançados, como Fortnite, Free Fire, Apex Legends e muitos mais. Atualmente, é possível encontrar o género em inúmeras franquias conhecidas, como Call of Duty e até mesmo no FIFA.

Um ponto interessante é que inúmeras empresas podem utilizar o modo do Battle Royalle e expandi-la para videojogos que não precisem necessariamente de ter uma temática violenta, assim como o Fall Guys, desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela Devolver Digital.

Se procuras um computador para jogar, podes entrar neste link e ver os nossos modelos disponíveis.

Jogas algum jogo de Battle Royale? Deixe nos comentários.

Fonte: canaltech

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓