fbpx
pó + pc

A poeira é o alérgénico mais comum nas nossas casas e dá aos nossos equipamentos uma aparência desagradável quando começa a se acumular. No entanto, a poeira pode causar muito mais estragos no interior de um computador do que no exterior. É crucial evitar que poeira e sujidade se acumulem dentro do computador, pois pode causar danos permanentes visíveis a alguns componentes e fazer com que outros falhem.

Sabias que 71% das casas portuguesas possuem pelo menos um computador? Isto são muitos computadores que podem estar a acumular poeira e sujidade. E neste momento começam a pensar, mas quais são os danos que o pó pode causar no teu computador? Neste artigo vais perceber porque é que é importante limpar o teu computador regularmente. Aqui vais descobrir os perigos da acumulação de poeira no teu computador e como podes evitá-los.

 

Os efeitos da poeira no teu computador

À medida que o tempo passa, devido ao sistema de arrefecimento e ao ambiente em que usas o teu computador, este vai acumulando pó e outros detritos. Quando deixas estas poeiras a acumular durante um longo período de tempo, pode começar a afetar a performance do teu computador. 

Um dos primeiros sinais é o sobreaquecimento. Isto acontece porque a acumulação de pó e lixo vai impedir que as ventoinhas trabalhem corretamente para arrefecer o interior do do teu equipamento. 

 

Os computadores geram calor

Um computador está sempre a gerar calor, mesmo quando está ligado e quietinho em cima da secretária. Os problemas começam a acontecer quando a produção de calor é muito alta e o computador não tem capacidade de o libertar eficazmente. A acumulação de poeira é uma das maiores causas para isto acontecer.

 

Fluxo de ar é interrompido

O fluxo de ar dentro da tua máquina, devido à acumulação de poeira, começa a ser cada vez menor, o que impede que o calor seja dissipado. A performance do processador começa a diminuir para gastar menos energia e, por consequência, produzir menos calor. Se isto não resultar, os vários componentes do teu computador vão desligar-se para evitar um curto-circuito.

Outra consequência destas poeiras, é a obstrução das ventoinhas. Isto leva a que o sistema de refrigeração tenha de trabalhar o dobro para conseguir manter uma temperatura saudável. 

Um outro sinal de que precisas de fazer uma limpeza ao teu computador é o barulho das ventoinhas. Se notares que o barulho das ventoinhas tem vindo a aumentar ao longo do tempo, pode ser apenas sujidade e não a idade do computador.

Se decidires ignorar os sinais de que o teu computador precisa de uma limpeza, vais fazer com que o sistema entre em colapso e deixe de funcionar. Podes deixar arrefecer voltar a ligá-lo, e ele até funcionar bem, mas isto é um ciclo que se vai voltar a repetir. E os efeitos a longo prazo podem levar a que o teu computador entre em colapso. 

 

Existe alguma forma de prevenir os danos da poeira?

Como falámos num post anterior, é importante fazer uma manutenção preventiva do teu equipamento para evitar estes problemas a longo-prazo. Mas há alguns hábitos que podes mudar que ajudam a prevenir estes problemas. 

Quando compramos um portátil, a primeira coisa que pensamos é a sua portabilidade. É tão fácil andar com ele de um lado para o outro. Mas, sendo um portátil ou uma torre, é preciso ter alguns cuidados:

  • Evita colocar o portátil diretamente no teu colo, em cima de uma manta ou cobertor. Utiliza uma base própria para ajudar o sistema de refrigeração a funcionar corretamente;
  • Tenta ter em conta o sítio onde colocas a torre. Não tapes as ventoinhas, deixa-a num sítio em que o ar flua com facilidade(de preferência, num local mais elevado e não no chão); 
  • Tem atenção ao gato e ao cão que andam sempre à tua volta. Parece mentira, mas chegam muitos computadores ao nosso Centro Técnico em que as grelhas de ventilação ficam entupidas com os pêlos;
  • Mantém limpa a superfície onde utilizas o teu computador. A acumulação de pó na tua secretária só vai fazer com que o teu computador acumule mais poeira e lixo;

Cuida do teu computador e ele pode durar o dobro do tempo nas tuas mãos. Cada vez é mais caro fazer um update das nossas tecnologias, mas se cuidarmos bem delas, conseguimos poupar muito dinheiro a longo prazo.

 

Conta connosco para te ajudar, sempre que precisares!

No centro técnico YOU GET podes agendar a tua revisão previamente. Os nossos orçamentos são gratuitos e ainda podes usufruir de entrega e recolha gratuita na tua morada de preferência. Prestamos também um serviço de diagnóstico de qualquer dispositivo eletrónico de forma absolutamente gratuita, onde nos dedicamos a fornecer a melhor qualidade de serviço, com a rapidez exigida pelos nossos clientes.

Mas não nos podemos esquecer que a You Get tem uma equipa de técnicos especializados, com experiência neste tipo de reparações. Não devemos, de forma alguma, tentar efetuar esta reparação em casa. Por norma, o que acontece é que acabamos por danificar vários componentes o que pode tornar a reparação mais complicada, vê mais neste post.

Ainda ficaste com dúvidas? Podes entrar em contacto connosco através do nosso site, do e-mail [email protected], das nossas redes sociais ou da nossa linha telefónica pelo 244 820 955.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓