fbpx
problemas motherboard

A motherboard é um componente central do computador, seja ele um notebook ou um desktop. É nela que estão conectados o processador, a placa de vídeo, a memória RAM, o armazenamento, entre outros componentes importantes do PC. Problemas na motherboard podem gerar instabilidade no sistema e causar o temido ecrã azul da morte no Windows.

Para evitar que isso aconteça, podes ter alguns cuidados, como ficar atento à refrigeração do sistema e manusear os componentes com cuidado redobrado. Confere as cinco dicas que temos para cuidares melhor da tua motherboard e fugir de danos neste componente central.

Lê também: Dúvidas comuns sobre iPhones usados. Tudo o que precisas de saber.

1. Uma fonte de alimentação de qualidade. 🔌

A fonte de energia do computador é o componente responsável por enviar energia à motherboard. Como está ligada diretamente na tomada, a fonte também funciona como linha de defesa do seu sistema contra picos na rede elétrica, situação comum e que pode danificar os teus equipamentos eletrónicos. Se investires num estabilizador, vais incluir um intermediário nessa cadeia. Assim, proteges ainda mais a fonte destes picos de energia.

Além disso, é importante ter o cuidado de procurar fontes com a capacidade indicada para o teu sistema. Se usares uma opção mais fraca, por exemplo, de 350 Watts num computador que precisa de 400 ou 450 Watts para funcionar, a probabilidade da tua máquina exibir instabilidade e outros bloqueios é grande.

Há formas de calcular a faixa de potência ideal. A recomendação é que, no geral, procures fontes mais potentes do que a necessidade do seu computador. Dessa forma, a máquina vai ter uma margem de manobra para funcionar corretamente em situações de máxima exigência do sistema com vários periféricos conectados em simultâneo.

2. Mantém as zonas de ventilação limpas. 💨

Tem cuidado com as entradas e saídas de ar. Se estiverem obstruídas, dificultam o fluxo natural de ar pelo interior do computador e podem levar a sobreaquecimento. Normalmente, um sistema de arrefecimento que não é limpo com frequência pode acumular poeiras e detritos em geral e causar problemas. Além disso, a sujidade, quando depositada em superfícies de contacto, como slots de memória ou conectores de SSD ou HDD, pode impedir a conexão das peças e causar problemas no funcionamento das mesmas.

Em situações extremas de calor, é possível que a alta temperatura comprometa o trânsito de informações pelas vias de comunicação impressas na placa, provocando problemas e bloqueios. Com períodos de longa exposição à alta temperatura, a placa pode até mesmo entortar. Qualquer deformação, por menor que seja, pode ser suficiente para interromper vias ou desalojar pontos de solda de componentes minúsculos, criando um curto circuito e outros problemas gerais que impedem o PC de funcionar.

3. Atenção: está na hora de fazer upgrades. 🚨

É importante ter atenção quando pensas em investir em novos componentes para o PC. Principalmente, no que toca à procura de opções que sejam compatíveis com o teu modelo. Em geral, comprar a peça errada pode representar apenas dinheiro desperdiçado e algumas dores de cabeça. Mas, em casos específicos, podes acabar por criar problemas com a perda de performance, tornando assim, inútil o upgrade.

Em situações bem particulares, comprar a peça errada e não estar atento pode levar a danificar componentes. Se tens uma placa para um chip Intel e tentas encaixar um modelo da AMD, por exemplo, podes acabar por danificar os terminais do processador.

4. Cuidado. Componente delicado. ⚠️

Já mencionámos este ponto anteriormente, mas é sempre bom reforçar: a motherboard é um componente delicado e deves tomar cuidado na maneiro como a tratas. Em caso de insegurança no processo, é importante recorrer a um profissional da área.

Se, por exemplo, algo não encaixa, não forces. Há uma forte probabilidade de o componente que estás a tentar instalar estar posicionado de forma incorreta ou não ser incompatível com o modelo da placa.

5. Fica atento a problemas. 👀

Presta atenção ao funcionamento do teu computador para sondar possíveis problemas. Ecrãs azuis, por exemplo, são erros com origem num colapso de hardware, e situações do tipo a acontecer com frequência podem indicar algum defeito em RAM, CPU, SSD, GPU ou motherboard. Caso isso aconteça, anota os códigos de erro ou lê o QR-Code gerado automaticamente pelo Windows para encontrar uma documentação que possa ajudar a entender o que está errado.

Outra forma de diagnosticar problemas com a motherboard, especialmente em modelos mais recentes, é observar LEDs de diagnóstico incluídos nos componentes. As regras desses LEDs vão variar de acordo com o fabricante, mas podem indicar defeitos em geral. Para ver isso, basta anotar que luz acende e verificar o seu significado no manual. Outros cuidados de manutenção são relacionados a manter a BIOS/UEFI atualizada e, em placas antigas, lembrar de substituir a bateria interna, usada para manter o relógio do sistema em dia mesmo com o PC desligado.

Porquê reparar no Centro Técnico YOU GET?

centro técnico YOU GET é composto por uma equipa de mais de 20 especialistas em reparação eletrónica nos mais diversos departamentos. Temos a capacidade de reparar avarias de hardware ou quaisquer outros danos externos. Prestamos também um serviço de diagnóstico de qualquer dispositivo eletrónico de forma absolutamente gratuita. Queremos fornecer a melhor qualidade de serviço, com a rapidez exigida pelos nossos clientes. O nosso objetivo é prestar um serviço de excelência, seguro, eficaz e apostando na satisfação do cliente. Tendo em conta a situação atual do País, estamos a fazer recolhas gratuitas na tua morada. Aproveita!

Fonte: TechTudo

Subscrever
Notificar
guest
2 Comentários
Antigo
Novo Mais votado
Feeback
Ver todos os comentários

[…] Lê também: 5 dicas para evitar problemas na Motherboard […]

[…] Lê também: 5 dicas para evitar problemas na Motherboard […]

Estes artigos também são interessantes ↓