fbpx

De há uns anos para cá os crimes virtuais foram-se tornando cada vez mais comuns, mas também mais noticiados. Principalmente após a pandemia e o aumento do uso de tecnologias pela população mundial. Contudo, este cenário já conta com inúmeros ataques graves. Considerados até cibercrimes superiores à maioria nos anos de 2020 e 2021.

Ainda assim, a maioria destes ataques aconteceu na década passada. Tudo porque a Internet deixou de pertencer a um nincho para uma ferramenta fundamental para a vida diária de inúmeras pessoas. Porém, grande parte destes crimes virtuais teve como alvo empresas de grande magnitude que atuam no ramo digital.

Queres saber quais foram os seis principais ataques cibernéticos da história?

 

Ataque cibernético Yahoo (2013)

Primeiramente, o ataque aconteceu em 2013 e comprometeu 3 bilhões de contas. Isto inclui dados como, nomes, endereços de email e senhas vazados. Todavia, em 2014, a situação voltou a acontecer, mas desta vez com 500 milhões de contas.

O público apenas soube da situação em 2016. Isto após a Verizon ter comprado o Yahoo. A empresa afirmou que no ano de 2013 tomou todas as medidas de segurança necessárias para fechar a porta de entrada, mas também outros meios de intrusão por parte maliciosa. Contudo, nem com estes esforços o ataque de 2014 foi impedido.

 

 

 

Ataque cibernético Sony (2011 e 2014)

Em 2011 a Sony sofreu um ataque de negação de serviço (DDoS) e de seguida vazaram 77 milhões de dados de utilizadores da Playstation Network. Uma rede de jogos online da sua linha de consolas.
Então, no total, os serviços online da plataforma ficaram indisponíveis de 20 de abril de 2011 até 14 de maio do mesmo ano. Ainda assim, após este problema, a empresa ofereceu vários benefícios aos utilizadores afetados.

Já em 2014, a empresa viu-se num novo ataque. Desta vez focado na divisão de cinema. Ou seja, a empresa foi alvo de atividades de um grupo criminoso virtual com o nome de Guardians of Peace. Este grupo exigia o cancelamento do filme “A Entrevista”, uma comédia acerca da Coreia do Norte.

Contudo, este ataque à Sony Pictures resultou no vazamento de 100 TB de dados confidenciais da divisão. O que incluiu emails que mostravam a negociação a empresa com a Marvel para o Homem-Aranha aparecer no Universo Cinematográfico. Algo que até então não passava de um rumor.

 

 

 

Ataque virtual Ebay (2014)

Uma das plataformas mais antigas de e-commerce e também mais populares da Internet sofreu um ataque cibernético severo em 2014, o Ebay. O que comprometeu de 140 milhões de dados de utilizadores, entre eles emails e senhas.

Na época o Ebay afirmou que as informações de pagamento dos utilizadores não foram vazadas. Ou seja, não existem relatos envolvendo informação sobre o ataque. Então as consequências acabaram por não passar da recomendação de troca de senhas das contas por questões de segurança.

 

 

 

Ataque ao Partido Democrata dos EUA (2016)

Durante a corrida presencial dos EUA em 2016, que teve como resultado a eleição de Donald Trump, um grupo de criminosos virtuais com o nome, Guccifer 20., roubou e divulgou publicamente mais de 20 mil e-mails do partido. Incluindo correspondências de membros de alto escalão da associação.

Como parte dos e-mails incluía provas de relações extra profissionais entre membros do partido e da grande mídia, o vazamento acabou por ter grande impacto nas eleições. Tanto é que muitos especialistas afirmam que a vitória de Trump se deu devido a esta situação.

 

 

 

Ataque Digital Equifax (2017)

Já em 2017, a gestora de crédito Equfax sofreu um ataque cibernético que resultou no comprometimento de dados de cerca de 143 milhões dos seus clientes, incluindo números de previdência social e carteira de habilitação.

Este caso teve novas ramificações em 2020, quando a suprema Corte dos EUA apontou 4 membros das forças militares da China como possíveis responsáveis pelo ataque. Ainda assim não existem evidências que o país asiático utilizou as informações do golpe de alguma forma.

 

 

 

Após este blog não restam dúvidas, a segurança no mundo virtual é cada vez mais valorizada, mas também mais necessária! Tens dúvidas sobre como te podes proteger de crimes virtuais? Não hesites em entrar em contacto connosco!

 

 

Fonte: Canaltech 

Não percas também: Óscares: A melhor forma de assistir aos filmes nomeados

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓