fbpx
carregador sem fios

Durante uns tempos o carregamento wireless parecia apenas ser algo possível num futuro distante. Contudo, esta é agora uma realidade bastante acessível. A realidade é que o ato de carregamento de um equipamento sem a utilização de cabos é algo prático. Ainda assim, existem algumas limitações associadas ao seu uso diário.

 

História dos carregadores wireless

Dos séculos XIX para XX, o inventor austríaco Nikola Tesla criou as primeiras teorias de transmissão de energia sem fios. Porém, ela ficou restrita a protótipos e pesquisas académicas por muito tempo. Ainda que não fossem devidamente aplicadas, graças ao seu custo. Com o passar do tempo as transmissões de música na rádio e de vídeo pela TV e Internet tornaram-se mais comuns e acessíveis. Até porque funcionavam através da propagação de ondas energeticamente carregadas para transportar dados.

Então, a única diferença é o facto de estes equipamentos que queremos carregar utilizam baterias para funcionar. Tudo isto o torna o processo diferente. Ainda por cima visto que o usual de transmissão de carga varia entre cinco a dez Watts.

Apenas em 2010, dois anos depois da fundação do Wireless Power Concortium, veio a público o padrão Qi Charge Wireless. Desta maneira, o mesmo acabou por se tornar o carregamento padrão disponível nos equipamentos do mercado.

carregador sem fios

 

Tecnologia Qi

A tecnologia de carregamento Qi veio uniformizar o processo wireless. Este processo foi depois adotado por empresas como a Apple, a Samsung, etc. Então, segundo este conceito basta encostar o telemóvel a uma base que está conectada a uma tomada. Desta maneira o mesmo estará a ser carregado através de indução eletromagnética.

“Qi” vem do conceito de fluxo de energia vital. O conceito é transmitir a energia por indução, de um ponto a outro, sem a necessidade de usar fios.

 

Como funciona o carregador sem fios

Visto que a transferência de energia é se realiza através do fenómeno físico conhecido como indução, onde a corrente alternada é transformada num campo magnético. A mesma é transportada do indutor da base conectada à tomada ao outro indutor conectado ao equipamento que se deseja carregar.

 

Vantagens e desvantagens

Assim como tudo, existem vantagens e desvantagens para este tipo de carregamento.

Primeiramente, um carregador sem fiios é mais prático, não tem problemas de cabos. Ou seja, não existe maneira de os cabos serem frágeis ou de correrem o risco de se partirem, visto que são inexistentes. Desta forma, um carregador sem fios pode ter uma maior duração.

Contudo, o equipamento precisa de estar muito próximo e numa posição correta para que o carregamento seja efetivo. Mesmo assim, ele será mais lento que o carregador de fio.

Agora estás devidamente preparado para todos prós e contras de adquirir um equipamento destes. O que dizes, é este o carregador que pretendes?

 

Não percas também: Samsung Galaxy Watch 4: o smartwatch da Samsung

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓