fbpx
Ryzen

Sem dúvida que uma das fabricantes que mais se tem destacado no segmento de hardware é a AMD. A empresa aproveitou ao máximo o atraso da rival Intel, para se elevar neste setor e na sua corrida. Contudo, a marca não para de surpreender e inovar. Principalmente agora que afirmou que os processadores AMD Ryzen 7000 com microarquitatura Zen4 e as placas gráficas Radeon RX 7000 baseadas em RDNA3 chegam ainda este ano.

 

AMD lança processadores e gráficas em 2022

São várias as pessoas que aguardavam por novidades em relação aos próximos produtos da marca. Agora já podemos todos descansar, pois elas chegaram! Segundo a CEO Lisa Su, os processadores e placas gráficas da próxima geração da empresa norte-americana vêm para o mercado ainda em 2022. A executiva já tinha confirmado esta possibilidade durante a sua keynote da CES 2022.

Contudo, ao comentar os resultados financeiros de 2021 numa entrevista ao SeekingAlpha, a CEO reforçou a intenção de lançamento da empresa. Adiantando ainda que estão a ser feitos grandes investimentos para garantir o aumento da capacidade dos chips de última geração para o segmento de consumo.

Ou seja, os novos equipamentos, que chegam em 2022 são os CPUs da linha Ryzen 7000 baseados na microarquitetura Zen4, mas também as placas gráficas Radeon RX 7000 com arquitetura RDNA3.

 

Ryzen

 

OS novos chips prometem ainda um aumento significativo no que diz respeito ao desempenho. A nova linda de processadores, Zen4, será desenvolvida num processo de fabrico de 5nm, enquanto a gama de placas gráficas com arquitetura RDNA3 contará com um nó avançado, sem que a marca avance com mais detalhes. Contudo, alguns rumores apontam para que se trate do processo de 5nm ou 6nm da TSMC

Ainda assim, é estima-se que as novas CPUs ofereçam até 15.360 Stream Processors e tragam 3 designs Navi 3X, Navi 32 e Navi 33. É previsto que as placas gráficas RDNA3 aumentam até 60% o seu desempenho, em relação à arquitetura RDNA2. No entanto, melhoraram o processamento de Ray Tracing.

 

Processadores Ryzen

Já os processadores Zen4 prometem uma revolução na linha de processadores da AMD. Contudo, destaca-se o novo socket AM5. Vão contar ainda com suportepara memórias DDR5 e PCle de 5.ª geração, o que os coloca como rivais dos novos CPUs Intel Alder LAke de 12.ª geração.

A CEO Lisa Su afirma que a empresa ainda está a trabalhar arduamente para reforçar a  sua rede de fornecimento. Explica também que está a negociar com os fornecedores e a sacrificar algumas receitas para que o aumento dos custos de produção para o consumidor final.

 

Fonte: Pplware

Não percas também: HBO Portugal vai passar a ser a HBO Max

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓