fbpx
mitos tecnologia

Mesmo em 2021, com todo o conhecimento que temos ao nosso alcance, os dispositivos eletrónicos continuam a ser pequenas caixas, blocos e tábuas mágicos, que nos ligam ao mundo, que falam connosco, que nos permitem comunicar através de som e imagem e até misturar o mundo real com o virtual. Para ajudar a compreender um pouco melhor os nossos melhores amigos digitais, partimos à procura de alguns mitos e conceções mais comuns em relação a equipamentos digitais e tentámos perceber o que é correto, o que é errado e o que podemos fazer para evitar males maiores.

Embora as respostas para alguns desses mitos possam ser um pouco mais complicadas do que um simples verdadeiro ou falso, a seguir podes encontrar explicações que te ajudam a esclarecer.

Mito 1: Mais megapíxeis significa melhor qualidade de imagem.

Quando as câmaras pequenas e portáteis de apontar e disparar descolaram e as câmaras digitais reflex de lente única (DSLR) maiores se tornaram mais acessíveis, houve uma rápida corrida entre os fabricantes para lançar modelos com maior número de “megapíxeis”. Esta é a unidade de capacidade usada para definir quanta informação o sensor de uma câmara digital pode capturar. Infelizmente, esses números deslumbraram os consumidores ávidos por especificações e podiam ser usados ​​para comercializar câmaras. Assim, os compradores começaram a presumir que mais megapíxeis significava que estavas a comprar uma câmara melhor. E assim se formam os mitos. E não podemos culpá-los – os profissionais de marketing agarraram-se à ideia e, mesmo agora, a primeira especificação que alguém menciona sobre a câmara são os megapíxeis. Os megapíxeis ainda contam – eles mostram o quão poderoso é o sensor da câmara, o que é importante para profissionais ou qualquer pessoa que precise de imprimir fotos físicas. Quando traduzidas para papel, mais pixels por polegada podem significar impressões mais detalhadas, mas não necessariamente dizer o quão boas serão as fotos tiradas por aquela câmara.

Mito 2: Mais RAM significa um melhor desempenho.

Há muita gente que pensa que uma quantidade maior de RAM no dispositivo resulta num ótimo desempenho, e acaba por comprar o dispositivo errado. No entanto, para um bom desempenho, vários fatores são responsáveis.

Portanto, um dispositivo não pode ser avaliado com base na quantidade de RAM que possui. Isto são mitos. Na verdade, uma quantidade maior de RAM pode conter mais aplicativos em segundo plano quando comparada a um dispositivo com menos RAM. Portanto, ao selecionares o teu próximo smartphone, compara coisas como processador e GPU.

Mito 3: Desligar o Bluetooth e o Wi-Fi quando não estiver em uso pode economizar energia

É verdade que se estiveres a usar ativamente Wi-Fi ou Bluetooth, desligá-los vai economizar a bateria. No entanto, se não estiverem conectados, desligá-los não afeta a vida útil da bateria. O hardware mais recente usado para Wi-Fi e Bluetooth é tão eficiente em termos de energia que não precisas de desligá-los sempre que não os usares.

Mito 4: Mais barras significam melhor qualidade de rede

A maioria de nós ainda pensa que se o nosso telefone está a mostrar o número máximo de barras de rede, isso significa que a qualidade da rede é excelente. Mas esse não é o caso aqui. As barras de rede indicam apenas a força da rede e não a sua qualidade. Por exemplo, se estiveres perto de uma torre de rede móvel, o teu telefone vai mostrar as barras de rede no máximo. Mas se muitas pessoas estiverem conectadas à mesma rede, a qualidade da rede será má, o que pode resultar em quedas de chamadas e velocidades lentas de internet.

Mito 5: A instalação de um software antivírus oferece 100% de proteção.

Assim que compramos um novo computador, instalamos o antivírus mais recente a pensar que ele nos vai proteger contra vírus. Embora estes softwares sejam eficazes na remoção de vírus do sistema do teu computador, não podes confiar neles completamente. A cada dia um novo tipo de vírus tenta atacar o nosso sistema. Felizmente, a maioria desses vírus é filtrada e bloqueada, mas se o teu antivírus não estiver atualizado, ele não vai bloquear o vírus e o teu sistema será infetado. 

 

Não percas: GIGABYTE, gigante do hardware, atingida pela RansomEXX.

GIGABYTE, gigante do hardware, atingida pela RansomEXX.

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓